Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

03 agosto 2013

Superando Momentos Difíceis

A vida é um constante desafio e momentos difíceis teremos, pois a vida, desde o instante que nascemos até o instante da morte, é um desafio. Todos nós estamos sujeitos às dificuldades, às necessidades, às crises e similares. Mas uma coisa devemos saber, não temos problemas, temos desafios. A superação dos momentos difíceis irá depender de como nos comportamos diante deles e de como administramos as nossas emoções.

O que é preciso fazer para superar momentos difíceis? De modo conciso abordarei alguns elementos essenciais para tal. O assunto é extenso, mas o que aqui apresento é suficiente para nos ajudar. Vejamos.

I. MANTER A CALMA
Nos momentos difíceis a tendência natural do ser humano é desesperar, explodir ou implodir. Manifestar uma reação negativa. Dependendo do grau ou intensidade da situação muitas pessoas cometem atos que marcarão sua vida para sempre. Manter-se sereno diante da diversidade exige uma estrutura emocional trabalhada. Por isso que é importante desenvolvermos inteligência emocional, pois ela é a capacidade de reconhecer mos os nossos próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

É importante dar um tempo para se acalmar e reestabelecer o equilíbrio emocional diante da situação de crise e superar os ataques de ira, de frustração e angústia. Em muitos casos há coisa que não tem como mudar ou reverter a situação e o que devemos fazer é aceitar a situação e aprender com ela. Para nós que somos cristãos e acreditamos na providência do Senhor Jesus Cristo devemos descansar nele, pois ele é o nosso refúgio, socorro bem presente nos momentos difíceis, portanto não devemos temer, mas acreditar em possibilidades positivas e que o Espírito Santo de Deus nos orientará.

Nos momentos difíceis é importante bloquear, rejeitar os pensamentos derrotistas, motivação negativa e comentários desanimadores. É importante manter-se calmo, sereno e acreditar em possibilidades positivas, pois “tudo é possível ao que crer”, disse o Senhor Jesus Cristo.

Uma vez calmo, com as emoções sobcontrole, é momento então de buscarmos entender a natureza desses momentos difíceis para supera-los. Devemos ter coragem para encarar as dificuldades e gastar tempo estudando e investigado as suas causas. Toda crise e toda dificuldade tem sua causa, sua origem e que deve ser descoberta e entendida. Uma vez que temos consciência da causa da nossa crise ou dificuldade, fica mais fácil supera-la.

II. RECUPERE O ÂNIMO E FORTALEÇA O HOMEM INTERIOR
Diante dos momentos difíceis é importante sair, passear um pouco, conversar com amigos, ler um bom livro e assistir uma palestra motivacional; fazer meditação na Palavra de Deus, orar e fazer reflexões espirituais. Tudo isso não é fuga, abandonar a situação, mas uma maneira para recuperar o ânimo e fortalecer o nosso homem interior. Temos as promessas de Deus. “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”(Efésios 6.10). Pois bem aventura é aquele que tem prazer nos princípios de Deus e neles meditam dia e noite, tudo quanto ele faz será bem sucedido (Salmo 1). “Bem-aventurado o homem cuja forma está em Deus, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido faz dele um manancial”(Salmo 84.5-6).

“O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?”(Provérbios 18.14). “O SENHOR firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o SENHOR o segura pela mão”(Salmo 37.23-24).

Para superar as dificuldades é preciso encara-las como um desafio e jamais como um problema! Nós não temos problemas, mas sim, desafios. Portanto, seja otimista, visualize um futuro promissor, acredite sempre na sua capacidade produtiva, em seus dons e aptidões. Todas as pessoas já passaram ou passarão por momentos difíceis! A superação das dificuldades dependerá de como nos comportamos diante delas.

CONCLUSÃO
Aprender a lidar com as crises, momentos difíceis nos faz supera-los e nos coloca numa condição de vencedor com maturidade para encarar e superar dificuldades futuras.

“A fome do trabalhador o faz trabalhar, porque a sua boca a isso o incita”(Provérbios 16.26). Isto quer dizer que as necessidades e dificuldades que enfrentamos despertam em nós as nossas qualidades, virtudes, valores e capacidades inertes. Manter a calma, recuperar o ânimo e fortalecer o homem interior são atitudes essenciais para superar momentos difíceis na vida. A fé em Deus e em si mesmo é outro fator diferenciador.
Espero ter contribuído para o desenvolvimento pessoal e que Deus nos abençoe sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário